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Por Equipe Colson Group

Quais os principais desafios do ecommerce para material de construção?

O crescimento da digitalização de processos vem permitindo a migração de diversos processos e empresas para o digital, incluindo lojas de materiais de construção. Além da possibilidade de aumentar as vendas, a marca pode melhorar seu alcance e posicionamento no mercado. Entretanto, é necessário contornar alguns desafios do ecommerce em busca de obter uma boa performance. 

Sem dúvidas, a organização e padronização de processos são ótimas maneiras de aumentar a produtividade e as vendas. Afinal, é interessante usar a tecnologia a seu favor e, consequentemente, superar metas.

Dito isso, continue a leitura para conhecer algumas das principais dificuldades que o setor de material de construção enfrenta no ambiente online e quais são as boas práticas para não ficar refém delas!

Controle de estoque

A experiência do cliente com sua marca é um fator que determina a permanência dele ou não. Logo, quanto mais positiva ela for a cada contato, a possibilidade de fidelização pelo seu negócio aumenta gradativamente. Por isso, é necessário impedir frustrações do seu público-alvo, independentemente do estágio de funil que ele se encontra.

Uma ótima maneira de diminuir as chances disso acontecer, é com a realização do controle de estoque, um dos principais desafios do ecommerce para material de construção. Nesse caso, é interessante contar com um software que centralize informações e ajude a fazer um inventário.

Assim, é possível identificar produtos que apresentam pouco giro, os que dispõem de uma maior demanda ou que estão favoráveis a uma estratégia de cross merchandising. Aliado a esses pontos, não se esqueça de estocar uma quantidade mínima e repor as mercadorias em tempo hábil.

Falta de tecnologia associada ao processo

Atualmente, contamos com várias mudanças relacionadas aos avanços tecnológicos. A automação já é uma realidade em muitos processos de vendas, do atendimento ao fechamento. A tecnologia traz vantagens a longo prazo na empresa, uma vez que reduz trabalhos manuais e permite a integração inteligente entre canais de vendas e sistemas de pagamento e envio de mercadorias.

Entretanto, a escolha da melhor ferramenta nem sempre é fácil, já que é preciso se adequar à realidade da sua loja e os objetivos de venda. Afinal, o intuito é melhorar a performance e permitir que a qualidade esteja presente do início até o momento de comercializar o produto no ecommerce. Portanto, opte por ferramentas que permitam a otimização de seus resultados e causem um impacto no mercado de materiais de construção.

Falta de planejamento na execução de vendas online

Como bem sabemos, é essencial contar com um planejamento estratégico para atingir um determinado objetivo. Desse modo, é importante rever seu mix de produtos em busca de identificar as melhores formas de comercializá-los na loja virtual. 

Diferentemente dos marketplaces, o ecommerce permite inúmeras possibilidades de personalizar seu contato com o público. Assim, é possível fortalecer o relacionamento com ele e fazer com que tenha mais confiança pela sua marca. Aliado a isso, não se esqueça de implantar princípios relacionados à logística 4.0.

Afinal, é fundamental que as entregas fiquem cada vez mais rápidas e integradas aos diferentes canais de venda, na intenção de garantir a satisfação do consumidor. Além disso, permite-se criar uma vantagem competitiva por meio do atendimento omnichannel e chatbots, pois o tempo de espera do contato com a marca também é um dos principais desafios do ecommerce que podem ser superados com o uso da tecnologia.

Neste artigo, você teve a oportunidade de conhecer os principais desafios do ecommerce para material de construção. Portanto, considere as dicas que compartilhamos aqui e faça mudanças significativas para melhorar a saúde do seu negócio.

Por meio das redes sociais, você pode dialogar sobre esses desafios e possíveis soluções. Então, aproveite para compartilhar este artigo.

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