A escolha dos equipamentos de transporte e movimentação de cargas na indústria considera diferentes fatores. Afinal, os processos dependem da máxima qualidade nos serviços, conforme características distintas. Assim, é possível realizar uma boa logística e impedir qualquer risco de integridade com quem transporta materiais ou com a mercadoria em si.
Ao longo dos anos, o campo industrial deu passos cada vez mais consistentes para a inovação. As novas ferramentas do mercado facilitam rotinas de trabalho, tornam o setor mais produtivo e ainda promovem melhorias que evitam desperdícios na linha de produção.
Sabendo disso, conheceremos abaixo os principais equipamentos de transporte e movimentação e qual o papel deles no dia a dia do colaborador.
Empilhadeiras
Sem dúvidas, um dos principais desafios logísticos de uma indústria está na organização do processo de carga e descarga. Apesar da transformação digital já ser uma realidade no setor, muitas pessoas se expõem ao erro quando não se adéquam à mudança e ao aumento de demanda produtiva.
Entretanto, quando o assunto gira em torno de equipamentos de transporte e movimentação de cargas, logo nos vem à mente a figura da empilhadeira. Afinal, é uma máquina muito presente no ramo logístico e exerce sua função atrativa de carregar e descarregar mercadorias, empilhando pallets para organizar os galpões logísticos e de armazenagem.
Em suma, existem modelos de empilhadeira que se adéquam a diferentes ambientes e necessidades. Por exemplo, a retrátil é indicada para locais internos de difícil locomoção. Já a contrabalançada funciona em lugares externos e mais largos. No que diz respeito à valorização da ergonomia, a patolada é a que melhor se destaca nesse objetivo.
Transpalete
Antigamente, esse era um dos equipamentos de transporte e movimentação de cargas mais comuns, ajudando o colaborador no controle de estoque por meio de movimentações horizontais no deslocamento de materiais.
Apesar de ainda ser uma presença útil e constante no setor, já existe a versão elétrica. Entre as vantagens que ela apresenta, podemos citar a redução do custo de manutenção.
Comboios
Em busca de ajudar na movimentação de um grande volume de cargas, os comboios seguem como um ótimo auxílio de baixo custo para transportar cargas de curtas, médias e longas distâncias.
Esteiras rolantes
Um galpão logístico comporta produtos de tamanhos diferentes, por isso, é essencial que o gestor conheça as ferramentas necessárias para tornar o ambiente produtivo, bem como manter a organização e a agilidade no fluxo de tarefas do dia a dia.
As esteiras rolantes são uma ótima maneira para otimizar a gestão do tempo e reduzir custos operacionais de uma maneira inteligente. Afinal, elas ficam responsáveis pelo transporte de mercadorias de diferentes tamanhos. Desse modo, é possível garantir a integridade dos materiais e evitar acidentes.
Inegavelmente, esse é um dos equipamentos de transporte e movimentação de cargas que não podem faltar no seu negócio. Ao passo que ele não precisa de um colaborador para realizar a tarefa, promove a produtividade e a inovação dentro da linha de produção e ainda não causa danos no trajeto.
Neste conteúdo, você aprendeu as funções dos principais equipamentos de transporte e movimentação de cargas. Portanto, considere a presença deles na indústria e não se esqueça de agir de maneira preventiva para garantir a vida útil deles.
Continue conosco e veja este artigo que mostra como fazer do jeito certo a movimentação de carga.