Atualmente, um dos principais desafios que a logística industrial enfrenta é a redução de desperdícios no estoque. Nesse caso, é necessário padronizar processos e identificar falhas que dificultam a evolução das empresas. Entre as medidas cabíveis, é interessante focar na construção de um fluxo logístico.
Como existem inúmeras etapas até que o produto chegue devidamente ao seu consumidor, um erro no sistema ou ocasional contratempo pode provocar prejuízos financeiros em sua credibilidade. É importante, então, valorizar medidas que garantam uma boa experiência desde a venda até a entrega.
Portanto, permaneça conosco e veja como garantir tal objetivo por meio do fluxo logístico.
Como a eficiência logística se torna um diferencial entre as empresas?
Inegavelmente, existem muitos fatores que colaboram para a saúde do seu negócio. Além de oferecer excelência no atendimento, a eficiência logística também é vista como ponto favorável para a permanência de clientes e fornecedores. Isso porque todo o fluxo de recebimento e entrega é otimizado e controlado. Desse modo, traz vantagens como:
- redução de tempo, custo e energia;
- aumento da produtividade;
- maior controle de atividades;
- otimização das informações;
- competitividade de mercado;
- fidelização do público;
- o produto comercializado chega ao seu destino final de maneira muito rápida.
Seja no mercado B2B ou B2C, o setor sempre se renova em busca de atender às necessidades do novo consumidor e ficar por dentro de tendências que melhoram sua produção e serviços. Aliado a isso, temos o fato de o público compartilhar opiniões a respeito de produtos e diferentes marcas.
Como bem sabemos, as pessoas têm o costume de pesquisar bastante na internet antes de fechar uma parceria. Nesse caso, quem não fica atento a essas grandes fontes de melhorias, acaba por deixar escapar oportunidades de mercado, perdendo espaço para a concorrência. Logo, é fundamental investir em um fluxo logístico inovador e eficiente, evitando problemas relacionados a esse assunto.
O que é um fluxo logístico?
O fluxo logístico é um conjunto de ações e etapas que melhoram todo o processo de logística da indústria. Por meio dele é possível valorizar boas práticas que garantem uma melhor gestão do tempo, produtividade dos colaboradores e redução de custos operacionais com o apoio da tecnologia e automação. Alguns conceitos como indústria 4.0, armazéns automatizados, armazenamento de dados em nuvem e sistemas integrados são importantes.
Os tipos de fluxo logístico
Em suma, os principais tipos de fluxo logístico se reúnem em 4 categorias:
- material — toda a movimentação de cargas. Ou seja, insumos e produtos que a empresa vendeu ou adquiriu;
- financeiro — dados que permitem a gestão financeira e o controle em relação a compras ou vendas;
- informações — processos que organizam tais dados de maneira estratégica para as tomadas de decisões;
- reverso — fluxo que permite reciclar, reutilizar ou reduzir os custos que a própria empresa gerou.
As etapas do fluxo logístico
Primeiramente, ocorre o recebimento de mercadorias, momento em que acontece a conferência e identificação das mercadorias para serem organizadas no estoque. Em segundo lugar, a equipe cuida do tipo de armazenamento indicado, na intenção de haver um bom controle.
Assim, é possível realizar a separação de pedidos (picking), passar pela etapa do embalo (packing) e finalizar com o envio da mercadoria segundo o prazo estabelecido entre as partes.
Neste conteúdo você aprendeu o que é fluxo logístico e como a eficiência logística se tornou um diferencial competitivo no setor industrial. Por isso, invista nesse conjunto de ações e aumente seu número de parcerias comerciais.
Por fim, quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos inéditos.