A gestão de empresa familiar pode enfrentar dificuldades que são bem características desse tipo de negócio, mas é importante superá-las para manter o sucesso. Inegavelmente, o choque entre gerações pode prejudicar a evolução da companhia. Do mesmo modo, a resistência à transformação digital simboliza a perda de muitas oportunidades.
Isso porque todo empresário precisa estar atento às novidades e inovações presentes na sua área. Afinal, a tecnologia ajuda diversas empresas a reduzir custos operacionais e melhorar consideravelmente suas tomadas de decisões. Desde a melhoria no mix de produtos até as ações que impactam a cultura organizacional.
Para superar todos esses desafios, veremos agora mais detalhes sobre o que é uma empresa familiar e como os membros podem superar os obstáculos para manter o negócio em perfeito funcionamento.
O que é uma empresa familiar?
Antes de tudo, é necessário compreender o que verdadeiramente é um estabelecimento que recebe essa denominação. Simplesmente, empresas familiares são aquelas em que seus donos fazem parte de uma mesma família. Aqui no Brasil é um modelo de negócio bastante comum e que gera grandes lucros aos que sabem dialogar com o mercado que faz parte.
Segundo o Índice Global de Empresas Familiares, as 500 maiores empresas familiares do mundo já geraram uma receita de US$ 7,28 trilhões. Apesar dos conflitos existirem e em alguns casos serem mais constantes, a gestão de empresa familiar depende muito de processos bem estruturados para que ela não se abale na ocorrência de um período de sucessão.
Quais os principais desafios enfrentados na gestão de empresa familiar?
Apesar da presença de diferentes pontos de vista e eventuais divergências entre os membros da família, que aparentemente podem afetar até o convívio pessoal, a gestão de empresa familiar precisa seguir com boas práticas.
Além disso, deve ter atenção a alguns desafios que demandam uma tomada de decisões inteligente. Nestes casos, sempre com a opção de valorizar o que é melhor para o negócio crescer e manter a satisfação dos clientes. Veja exemplos abaixo e algumas dicas para superar as divergências.
Relação entre sócios e gestores
Inegavelmente, é muito importante separar o profissional do pessoal, assim como as responsabilidades de cada cargo e membro da empresa. Essa divisão é fundamental e promove o amadurecimento de todos. Caso contrário, a empresa viverá em conflitos e esse comportamento afetará diretamente a relação com o público interno que não faz parte da família e possíveis fornecedores ou investidores.
Divergências entre gerações
Neste caso, é importante que todos estejam abertos ao novo, visando o crescimento de oportunidades, mas não se distanciem dos valores empresariais. Afinal, é essa conservação que permite uma forte conexão com seu público-alvo e a atração de outras pessoas que se identificam com os ideais da sua marca.
Sucessão
Esse é um dos desafios que mais requer uma padronização de processos na gestão de empresa familiar. Para tanto, é fundamental estabelecer um perfil ideal e as necessidades que devem ser atendidas. Assim, fica mais fácil saber qual membro tem as hards, softs skils e inteligência emocional para lidar com determinado cargo. Não é interessante considerar apenas uma linha de sucessão da gerência.
Falta de hierarquia
Normalmente, esse problema pode ser resolvido com uma mudança de modelo na gestão de empresa familiar. Em vez de um modelo vertical, é interessante seguir uma gestão horizontal. Assim, todos poderão resolver conflitos de maneira conjunta e poderão ter oportunidade de desenvolver suas lideranças.
Por último, não podemos esquecer do investimento da profissionalização da família, por meio de cursos e demais qualificações pertinentes. Também é importante destacar a adaptação à tecnologia, uma vez que é um ponto negativo na gestão de empresa familiar não aproveitar o que a internet e seus ambientes virtuais oferecem.
Gostou do nosso conteúdo? Então não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos inéditos que vão melhorar sua capacidade de gerenciar seu negócio.