É muito importante saber como está o andamento do seu negócio. Para isso, existem alguns indicativos que mostram a real situação da saúde empresarial. O giro de estoque é uma medida muito importante que contribui para sua lucratividade e ajuda na otimização de resultados.
A manutenção de bons índices de estoque nas empresas é essencial para que não haja prejuízo devido a mercadorias paradas ou em falta. Por isso, é necessário tomar decisões inteligentes que melhoram o armazenamento de produtos e a satisfação do cliente pela sua marca.
Quer compreender todas as características dessa métrica? Então continue conosco e veja qual a importância do giro de estoque na evolução das suas vendas.
O que é giro de estoque?
O giro de estoque é um índice que ajuda a mostrar ao gestor quanto tempo um produto armazenado gasta para ser vendido e reposto. No setor de varejo ele é bastante relevante, pois diminui as possibilidades de erros e estipula um tempo médio dos itens parados. Assim, o setor pode evitar prejuízos com mercadorias e tem uma capacidade melhor de armazenamento.
Visando alcançar esse objetivo, também existem medidas que contribuem para um maior controle financeiro. O planejamento de compras é um deles, buscando simplificar demandas e diminuir a quantidade de gargalos na linha de produção.
Aliado a isso, podemos citar a previsão de demanda, que ajuda a empresa em períodos de sazonalidade a manter o equilíbrio e não ser vítima da falta ou do excesso de produtos.
Como deve ser feito o cálculo desse índice?
Para calcular o giro de estoque é necessário dividir a quantidade de produtos vendidos em um período pelo total de itens armazenados. Se você vender vários tipos de mercadorias, o ideal é usar os valores de compra. Desse modo, você poderá chegar a um tempo médio para reposição e focar em metodologias ágeis para eliminar certos custos de armazenamento. Vamos a um exemplo:
- estoque: R$ 10.000,00
- volume de vendas ao ano: 30.000,00
- giro de estoque: 30.000/10.000 = 3 giros por ano
Podemos utilizar esse número para saber o tempo médio de reposição de estoque. Por exemplo:
- número de dias no ano: 365
- giro de estoque: 3
- cálculo: 365/3 = em média 121 dias
Quais as vantagens de ter um giro de estoque mais alto?
Em suma, quanto maior for esse índice, melhor é o seu desempenho e menor será a rotatividade. Consequentemente, a empresa foca na eficiência operacional e otimiza os custos de armazenamento. Entretanto, as vantagens que o giro de estoque traz vão muito além do que apresentamos até agora.
Afinal, é possível ter uma renovação contínua de estoque com o apoio de software que organiza dados e ajuda a simplificar processos. Aliás, é uma ótima maneira de apostar na padronização e permitir que a qualidade se faça presente em toda prestação de serviços.
Desse modo, você não terá dificuldades em realizar a gestão do inventário e sempre tomará decisões com base em dados reais. No entanto, é essencial deixar tudo registrado e sempre contar com fornecedores de confiança que entendem as necessidades da sua marca e contribuem diariamente para o seu crescimento.
O equilíbrio entre compras e vendas é fundamental. Ao avaliar a eficácia de suas operações, a empresa aumenta sua produtividade e fortalece sua credibilidade com o público.
Neste conteúdo você aprendeu o que é giro de estoque e como ele ajuda na evolução do seu negócio. Portanto, continue na expansão do seu conhecimento para garantir mais saúde financeira.
Por falar em parceria, leia agora nosso artigo sobre o que é e qual a importância do processo de negociação com fornecedores.