Pesquisar
Close this search box.

Colson do Brasil

Blog

Por Equipe Colson Group

Logística 4.0 e os principais avanços tecnológicos para a área

O avanço da tecnologia permitiu uma série de mudanças e benefícios aos mais diversos tipos de segmentos. Com o passar do tempo, é natural que muitos processos se modificam em busca de melhores formas de organizar e administrar produtos e soluções. Esse é um fato que resultou na criação da logística 4.0.

Cada uma das revoluções industriais impactou positivamente o cotidiano das empresas. Afinal, as ferramentas tecnológicas já fazem parte da nossa rotina e precisam se atualizar conforme as necessidades do novo consumidor. Por isso, é importante se renovar e deixar que essas mudanças melhorem o gerenciamento de suas atividades.

Nos tópicos abaixo você poderá ampliar seu conhecimento sobre esse assunto. Portanto, permaneça conosco e saiba os impactos da nova tecnologia aplicada à logística.

Como a tecnologia impactou a logística 4.0?

A tecnologia permitiu a implementação de softwares que melhoram o desempenho de tarefas na rotina. Ao longo do tempo, ocorreram várias atualizações que permitiram uma melhor integração entre os seres humanos e as máquinas.

Assim, as empresas passaram a ter mais agilidade nas entregas e a automatizar serviços que promovem uma melhoria na gestão do tempo dos colaboradores internos. Contudo, já se fala em quinta revolução industrial, que busca aperfeiçoar tudo aquilo que a quarta trouxe, ressaltando a necessidade do fator humano. Ou seja, a mentalidade das pessoas e sua resiliência, além da questão de sustentabilidade.

Com a personalização e toque humano as empresas puderam criar um diferencial competitivo e adotar tendências tecnológicas que já são realidades entre nós. Por exemplo, o uso de Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e o blockchain.

De modo geral, isso impacta diversas áreas de uma corporação. Sobretudo, quando envolvem os meios de transporte. Nesse caso, a logística 4.0 veio com o propósito de otimizar o espaço de estocagem, ter processos mais ágeis, evitar desperdícios e melhorar consideravelmente a satisfação dos clientes nas entregas.

Como a tecnologia pode ser aplicada à logística 4.0?

Com o isolamento social e o crescimento dos e-commerces no Brasil, foi necessário agilizar processos e usar dados de maneira estratégica na tomada de decisões. Dessa forma, tornou-se inevitável se render à logística 4.0 para melhorar os resultados internos e não prejudicar a cadeia de suprimentos.

Nesse contexto, a tecnologia está presente tanto no transporte quanto no sistema de gestão integrada das empresas. Veja abaixo algumas aplicações de ferramentas e as transformações que elas permitiram na área.

IoT (Internet das Coisas)

Inegavelmente, a Internet das Coisas serve de grande investimento na gestão de risco da logística 4.0. Isso porque as informações que o rastreador do satélite capta permite monitorar frotas, enviar lembretes de manutenção, além de analisar dados nos transportes para reduzir gastos e evitar falhas ou prejuízos nos veículos.

Inteligência Artificial

Ao adotar a logística 4.0, a empresa poderá ter o apoio da Inteligência artificial para reproduzir atividades logísticas praticamente idênticas às humanas. Assim, é possível aperfeiçoar os processos de armazenagem, diminuir gastos na distribuição dos produtos no estoque e identificar melhores rotas em busca de manter a satisfação do cliente.

Cobots

Uma das grandes inovações da logística 4.0 é a presença dos cobots nesse departamento. Agora são homens e robôs corporativos que se unem com a intenção de gerar uma padronização de processos, ter mais precisão na execução das atividades e promover um maior tempo de produção na atividade das máquinas.

Agora você já sabe como os principais avanços tecnológicos permitiram o surgimento da logística 4.0. Contudo, se deseja melhorar os resultados dessa área, invista em tais tecnologias para garantir o futuro do seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber informes inéditos assim que publicarmos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima