Quando as pessoas pensam em lucratividade, o aumento de vendas é uma das principais estratégias que vem à mente. Entretanto, para garantir mais retorno financeiro, não necessariamente é preciso vender mais, pode-se apostar em otimizações e outras ações que reduzem custos, por exemplo, tornando a loja lucrativa. Inclusive, vários segmentos de mercado podem contar com o uso de tecnologia para outras atividades relacionadas à gestão de marca.
Atualmente, os profissionais falam muito do diferencial competitivo como forma de obter destaque e autoridade. Entretanto, não podemos esquecer que grandes mudanças internas que visam a redução de custos também promovem melhores condições de trabalho. Sem dúvidas, é um investimento que impacta muito a relação com seu público interno.
Diante disso, continue conosco e veja as boas práticas para saber se sua estratégia está dando lucro e o que fazer para acompanhar os resultados.
Entenda com precisão o faturamento da loja
Além de despesas com compra de matéria-prima, é necessário conferir as entradas e saídas da sua loja, por meio de um inventário. Afinal, com uma boa análise do seu faturamento, é possível organizar precisamente as contas a pagar e a receber.
Sem dúvidas, esse controle permite que as contas estejam em dia. Entretanto, os gastos podem se otimizar conforme a adoção de práticas que tornem a loja lucrativa. Por exemplo, para compor o mix de produtos, é interessante ter uma previsão de demanda efetiva. Assim, evita-se um estoque parado ou falta de produtos.
Além disso, ao identificar quais itens são mais procurados pelos consumidores, é possível negociar com fornecedores a compra em maior número, garantindo descontos na compra. Consequentemente, o lucro será maior durante a venda.
Defina e acompanhe indicadores para uma loja lucrativa
Quando falamos em indicadores financeiros, vale lembrar de quatro importantes:
- Margem de Lucro Líquido: quanto vale cada venda após dedução de impostos, custos e despesas;
- Margem de Lucro Bruto: é deduzido do resultado apenas os custos de operações;
- EBITDA: significa o lucro antes dos juros, Imposto de Renda, depreciação e amortização;
- Ponto de Equilíbrio: valor mínimo necessário para o negócio pagar suas contas e continuar funcionando.
Entretanto, é interessante também focar em indicadores de performance que analisam e mostram como está o desempenho do seu negócio. Por meio deles é possível promover a redução de diversos desperdícios na gestão logística e potencializar outras ações de marketing para atração e fidelização de clientes.
Com a curva ABC, é possível ter atenção aos produtos mais vendidos por categoria. Esse indicador classifica os itens da sua loja por ordem de relevância. Nisso, os produtos do grupo A correspondem a 70% das vendas; do grupo B, a 20%; e do grupo C, 10%.
Busque conhecer a capacidade da equipe
Paralelo à importância com o público externo, em relação à lucratividade, é necessário ressaltar os investimentos em ações que promovem a retenção da sua equipe de vendas. Afinal, ao oferecer um local acolhedor e que realmente considera melhorias internas, sua empresa reduz vários custos, como os gastos com alta rotatividade de pessoas.
Portanto, conheça bem a capacidade dos seus colaboradores e veja se não há uma demanda muito grande em cima deles, maior do que podem suportar. Inclusive, ter uma quantidade adequada de funcionários permite focar no bom e personalizado atendimento ao cliente. Aliás, é possível conduzir boas delegações de tarefas e investir em novos treinamentos para que os profissionais sejam realmente capacitados e com inteligência emocional para conduzir as vendas sem objeções.
Por último, não se esqueça de focar em estratégias de vendas e pós-venda diferenciadas, principalmente aquelas que focam na experiência do consumidor com a sua marca. Também use canais de marketing digital com assertividade e a tecnologia a favor da transformação de uma loja lucrativa.
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