Ao contrário do que muitos pensam, ter um número enorme de produtos na loja não significa aumento de vendas e melhores resultados financeiros. O que traz um diferencial e boas vendas, então, é contar com uma diversidade adequada de itens e personalização. Logo, é necessário explorar o potencial de cada produto conforme as necessidades do público-alvo. Nesse caso, é importante entender o conceito e como trabalhar o mix de produtos no seu negócio.
Ao longo dos anos, as empresas encontram diversos desafios para se consolidar no segmento do qual pertencem. Aliás, são muitas estratégias até chegar a uma tomada de decisão que valorize o fortalecimento da marca e satisfação dos clientes com a oferta de itens úteis às demandas deles.
Dito isso, vamos entender como é possível se beneficiar dessa estratégia por meio de um passo a passo bem prático. Continue conosco e tenha uma boa leitura!
O que é mix de produtos?
Antes de explorá-lo, é interessante conhecer seu real significado a fim de construir uma estratégia assertiva. De modo geral, o mix de produtos corresponde ao catálogo de itens presentes na sua empresa, ou seja, aquela mercadoria que será útil às pessoas em ocasiões diversas.
É possível, assim, focar na construção de estratégias de marketing e vendas que explorem o potencial de cada item. Isso meio de campanhas que buscam elevar o ticket médio do seu negócio e garantir a satisfação dos consumidores com a presença de opções que se adéquem às suas demandas.
Qual o passo a passo para definir sua estratégia?
A escolha do seu mix de produtos depende do porte do seu negócio e aspectos que favorecem a venda. Por exemplo, a escolha de uma plataforma de marketplace ou exploração de uma loja online com campanhas em períodos pertinentes do ano, como os feriados e demais datas sazonais.
Seja como for, siga o passo a passo abaixo e explore essa estratégia a fim de melhorar os resultados da marca.
1. Conhecer os consumidores
Antes de tudo, é preciso conhecer profundamente as características e o comportamento dos seus consumidores. É possível, assim, fazer um planejamento estratégico com ações assertivas que dialogam com a realidade deles e facilitam o método de abordagem e conversão de leads para clientes.
2. Analisar o histórico de vendas
Não tem como negar que a transformação digital faz com que os times de uma empresa tomem decisões estratégicas com base em dados reais. Logo, é muito importante contar com um sistema de gestão integrado para analisar o histórico de vendas, ter acesso a relatórios e controlar demais atividades que melhoram o seu diferencial competitivo.
3. Monitorar a concorrência
Em suma, a intenção nunca será copiar o que a concorrência faz, mas saber de que maneira ela lida com o mix de produtos e outras estratégias. Dessa forma é possível traçar metas sempre com base na satisfação do seu público, nas tendências de mercado e na preservação da autenticidade da sua marca.
4. Entender quais produtos devem ser incluídos ou retirados
Primordialmente, o mix de produtos explora alguns itens pertinentes em determinadas campanhas. Portanto, use as reuniões semanais com sua equipe para definir quais são aqueles que serão explorados agora e os que explorarão em outra oportunidade de negócio.
Um sistema de gestão, como dissemos, pode ajudar a entender quais itens têm mais saída e quais estão parados no estoque a mais tempo. Também vale ouvir a opinião do público para incluir novidades que eles esperam encontrar no seu negócio.
Por meio de um passo a passo bem prático você aprendeu a como usar o mix de produtos a seu favor. Portanto, adote essa estratégia na sua empresa e otimize os resultados da sua marca.
Quer mais dicas como esta? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter e receber por e-mail conteúdos em primeira mão.