A movimentação de materiais é um processo muito importante para as operações da indústria. Para que a linha de produção esteja em constante funcionamento, sem apresentar gargalos, deve-se conduzir essa atividade com responsabilidade e estratégia.
Essa é uma preocupação comum na rotina dos galpões logísticos, desde a realização de inventário e separação de itens até outras atividades que fazem parte dos processos logísticos. Por isso, é essencial aprender boas práticas e otimizar seus resultados.
Neste conteúdo, você terá a oportunidade de aprender mais sobre a movimentação de materiais. Então continue conosco e confira a importância desse processo e como conduzi-lo na indústria.
O que é a movimentação de materiais?
A movimentação de materiais ocorre sempre que a matéria-prima principal da empresa precisa se deslocar de um lugar para outro, internamente. Com isso, um ambiente de armazenagem deve ser bastante otimizado e valorizar os seus espaços.
Atualmente, sabemos que grande parte da indústria já dispõe de tecnologia que reduz os trabalhos manuais. A robotização de processos é um marco na automação industrial e ajuda o ambiente a ser mais produtivo, permitindo que as entregas tenham mais agilidade.
Todo esse cenário contribui bastante com a proposta da indústria 4.0 de promover uma integração maior das máquinas nas indústrias. Entretanto, por mais que essas tecnologias sejam bastante ágeis e desprovidas de erros humanos, é essencial ter a presença de profissionais qualificados para que eles possam comandar as atividades e ver se tudo funciona conforme programado.
Quais as diferenças entre a movimentação de materiais e de cargas?
Agora que você já sabe o que significa movimentação de materiais, percebeu que se trata de um transporte interno das matérias-primas. Ou seja, tem relação com o recebimento de produtos, bem como o envio de mercadorias.
Enquanto isso, a movimentação de carga fica responsável pelos equipamentos que poderão organizar o lote e manter a boa gestão de estoque. Apesar de serem termos bastante parecidos, existem essas diferenças e é interessante ter atenção aos detalhes.
Qual a importância da otimização dos processos?
Com a otimização na movimentação de materiais, a empresa poderá não só tornar o ambiente de trabalho mais produtivo. Ela também faz com que os colaboradores possam agir com rapidez no dia a dia, um investimento que beneficia o diferencial competitivo da sua marca.
Desse modo, é possível desenvolver melhores condições de trabalho, além de reduzir determinados custos operacionais, sobretudo quando é possível usar a tecnologia a seu favor.
Como manter uma boa movimentação de materiais?
Primeiramente, é necessário ter um planejamento da equipe para poder estudar as melhores maneiras de movimentação de materiais e sempre considerar a ergonomia na indústria. Analise todos os processos envolvidos na movimentação de mercadorias, desde a estocagem até o transporte.
Depois, é possível criar uma padronização que permite a presença da qualidade em toda a prestação do serviço. Aliado a isso, pode-se usar o espaço de uma maneira produtiva e com ajuda da tecnologia para eliminar gargalos e reduzir a quantidade de erros.
Todo esse investimento busca melhorar as condições de trabalho e é possível visualizar uma melhora significativa entre o tempo de trabalho e o tempo ocioso.
Por último, lembre-se de zelar pela questão da segurança e da automação na movimentação de materiais. Com essas ações, sua e empresa consegue mais produtividade e cresce a confiança e credibilidade com o seu público.
Gostou do nosso conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar este link nas redes sociais para que as pessoas possam distinguir entre as duas movimentações e expandir o conhecimento sobre os processos logísticos.