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Por Equipe Colson Group

Negociação com fornecedores: o que é e qual a importância desse processo?

A negociação com fornecedores é um processo bastante preciso em vários segmentos de mercado, por isso é importante investir em um bom relacionamento entre as partes. No entanto, quando falamos do setor industrial, temos que considerar ainda uma série de fatores, para garantir segurança e comprometimento com as operações.

Inegavelmente, conquistar novos clientes e mantê-los é uma prática necessária para a sobrevivência do estabelecimento, mas existem outros públicos que também demandam cuidado para que se obtenha um relacionamento duradouro e com a qualidade exigida no mercado. Sobretudo aqueles que prestam serviços para a sua marca, como os fornecedores.

Portanto, se você deseja conduzir uma boa negociação, continue conosco e veja dicas importantes que devem ser consideradas nesse momento.

A importância da negociação com fornecedores

O ato de negociar é bastante edificante e ajuda a fechar bons negócios com fornecedores. Ter sucesso nessa etapa também é capaz de fidelizar parcerias, diminuir custos por meio de propostas estratégicas, garantir suporte e buscar uma melhor matéria-prima.

Logo, a negociação com fornecedores mostra condições e oportunidades que as partes poderão se beneficiar. Ao passo que o próprio diálogo e a valorização do trabalho do outro já é um fator que fortalece a relação.

Como bem sabemos, a pandemia também impactou essa realidade, uma vez que houve muitos acordos coletivos para combater um momento de desigualdade em um período de incertezas. Sem dúvidas, é uma proposta de soluções que busca evitar a presença de polarizações e fazer com todos procurem trabalhar mais a empatia no dia a dia.

Os principais pontos seguidos durante a negociação

Para manter uma boa negociação, é fundamental seguir processos objetivos e alinhados aos seus objetivos. Veja o que fazer!

Definição de objetivos

Primeiramente, é necessário definir objetivos previamente para que a negociação com fornecedores ocorra dentro do escopo, incluindo prazos e possíveis formas de pagamento. O ideal é ter uma boa explicação e justificativa para a proposta. Assim, é possível agir de maneira estratégica e com foco em uma determinada meta.

Informações da empresa

Em seguida, a dica é reunir informações sobre o fornecedor, como reputação, preços praticados e produtos disponibilizados. Desse modo, será possível enxergar pontos positivos, negativos e oportunidades que podem favorecer a parceria.

Dados sobre compra e produto

Posteriormente, procure pedir informações sobre compra e produtos do fornecedor, como certificado de qualidade de peças, certificações negativas, testes de mercado, tipos de materiais utilizados, características e modelos.

Relacionamento entre as partes

Considerando os interesses em comum, é preciso ter um relacionamento estratégico, transparente e com tom positivo, respeitando a experiência do fornecedor, assim como deve ocorrer da parte dele com a atuação da sua empresa no mercado.

Nesse ponto, a tecnologia ajuda bastante, uma vez que há ferramentas e softwares que trazem informações em tempo real das entregas, estoque e pedidos.

Neste conteúdo você teve a oportunidade de conhecer algumas práticas para que sua empresa possa trabalhar a negociação com fornecedores. Portanto, considere tais pontos para firmar parcerias duradouras que tragam um retorno positivo ao seu negócio.

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