A organização de loja é fundamental para a saúde do negócio, considerando a importância de focar em estratégias que permitam uma evolução contínua. Por isso, a dica é ter uma previsão de demanda para garantir boas vendas, sobretudo em períodos de sazonalidade.
De modo geral, é preciso ter cuidado para compor o mix de produtos e gerenciar a disponibilidade de estoque quando há aumento de demanda. Isso reflete positivamente no posicionamento de mercado e impacta a satisfação do público.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse assunto, continue conosco e veja as informações necessárias para trabalhar a previsão de demanda na loja de material de construção.
O que é a previsão de demanda?
O controle da compra de insumos e matéria-prima garante uma boa saída no ponto de venda. Dito isso, é necessário lembrar que a falta e o excesso de produtos geram custos adicionais que, aos poucos, podem dificultar a situação financeira da empresa.
Por isso, é ideal encontrar soluções que proporcionem uma redução de custo e um correto gerenciamento. Aliada a esse propósito, está a previsão de demanda. Essa estimativa avalia a necessidade de consumo dos clientes em determinados períodos.
Assim, é possível fazer as compras em uma quantidade relativa ao que se espera vender e, consequentemente, não gera frustração no consumidor pela falta de produtos. Sem falar que evita itens encalhados no estoque. É uma ótima maneira de fortalecer o valor de marca e ficar atento às inúmeras possibilidades de expansão e bom atendimento ao cliente.
Como a tecnologia pode fortalecer a gestão de estoque?
Uma boa gestão de estoque faz toda a diferença no crescimento do negócio, principalmente quando existe o apoio da tecnologia. Por meio dela é possível identificar falhas de processos, reduzir trabalhos manuais de checagem e ter mais transparência nas informações dos produtos.
Além disso, ela é de tamanha importância na previsão de demanda, quando permite avaliar tendências de vendas e consumo. Durante a preparação da loja para os períodos sazonais, ela não deve se resumir às compras de matéria-prima ou aos custos de pessoal. Há também as ações de marketing, prospecção de vendas e outros pontos que favorecem a lucratividade.
Portanto, se faz necessário contar com dados e histórico de compras do cliente e usar as informações a seu favor. Entender a fundo os desejos do consumidor e analisar o comportamento dele em períodos passados de alta demanda é indispensável para suprir as necessidades e montar as próximas estratégias de vendas.
O que considerar ao fazer uma previsão de demanda?
A princípio, é necessário determinar os objetivos que a sua loja de material de construção espera atingir. Afinal, sem esse direcionamento, seus vendedores ficam perdidos e sem saber qual resultado deve ser alcançado. Portanto, defina metas a curto, médio e longo prazos.
Desse modo, sua gestão precisará fazer um planejamento e alinhar expectativas em busca de estabelecer o comprometimento de todas as partes. Anteriormente, citamos a cultura baseada em dados devido à importância de saber interpretar informações do negócio e do consumidor. Assim, é possível facilitar os processos em torno da previsão de demanda.
Também se faz necessário analisar a qualidade e a quantidade do estoque. Nesse quesito, a tecnologia vem em favor da gestão, com ferramentas de controle, análise, previsibilidade e integração entre canais de venda. São usadas duas técnicas:
- quantitativa: baseada em cálculos estatísticos para definir a estimativa para o futuro;
- qualitativa: feita a partir de pesquisas sobre as necessidades dos consumidores em determinado período.
Consequentemente, você atingirá melhores resultados e terá uma redução de custos que fortalecerá o potencial da loja.
Neste artigo, você conheceu o que é a previsão de demanda e como ela impacta o crescimento em vendas. Portanto, a estratégia é fundamental no planejamento se você quiser obter resultados satisfatórios.
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