A princípio, quando falamos de armazenagem logística, um ponto importante é a paletização. Esse material é o protagonista da cadeia de abastecimento logístico. Por isso, vale destacar que existem diferentes recursos para determinados usos, o que também se aplica aos tipos de pallets.
Ao longo dos anos, muitos profissionais buscam analisar pontos de melhoria em espaços de armazenagem. Ao passo que é por meio dessa coleta de informações que é possível fazer uma tomada de decisões assertivas. Caso contrário, o empresário perde grandes oportunidades de crescimento.
Então, continue conosco e conheça agora as características de cada tipo de pallet para poder usá-los de maneira correta.
A padronização dos pallets
Em torno da Segunda Guerra Mundial, o uso desse material foi bastante recorrente, com o intuito de armazenar em grande escala. Entretanto, havia a necessidade de existir algumas regras em busca de estabelecer a integridade dos objetos transportados nele, bem com a segurança dos operadores.
Por isso, a Organização Internacional para Padronizações (ISO) estabeleceu alguns padrões para que as cargas e descargas não apresentem erros e sigam um processo padronizado. Enfim, no caso específico dos pallets, temos a ISO 18333:2014.
Assim, é possível valorizar a qualidade da prestação do serviço e fazer com que todos valorizem as dimensões destinadas a cada região do planeta. Em suma, os padrões definidos pela ISO são:
Dimensões (W x L) | Região onde mais se usa |
---|---|
1016 × 1219 | América do norte |
1000 × 1200 | Europa e Ásia |
1165 × 1165 | Austrália |
1067 × 1067 | América do Norte, Europa e Ásia |
1100 × 1100 | Ásia |
800 × 1200 | Europa |
Os principais tipos de pallets
Quer facilitar a decisão em torno da alternativa que melhor se adéqua ao seu fluxo logístico? Então veja abaixo quais são os principais tipos de pallets e as características de cada um.
1. Madeira
A princípio, esse é um dos tipos de pallets mais conhecidos. Ademais, ele é destinado ao transporte e armazenamento de comidas não perecíveis em supermercados e atacados. O pallet de madeira é bastante versátil e apresenta uma grande durabilidade.
Apesar de ser uma alternativa que dispõe do melhor preço do mercado, é necessário manter alguns cuidados de acordo com cada tipo de madeira, como evitar umidade. No entanto, sua utilidade é tão eficaz que ele também está presente nas atividades internas de lojas de material de construção, setores industriais e farmácias.
2. Plástico
Em relação à limpeza, o material de plástico é um dos tipos de pallets que melhor apresentam facilidade nesse quesito. Afinal, se compararmos ao pallet de madeira, este normalmente absorve água durante seus trajetos e é necessário passar por um processo de fumigação.
Contudo, o plástico tem uma maior praticidade na higienização, leveza no transporte e ultimamente vem ganhando muita visibilidade das marcas. Isso porque esse tipo de pallet é composto por polietileno (PE) ou polietileno de alta densidade (PEAD).
3. Metal
Inegavelmente, quando o assunto é resistência, o pallet de metal fica em primeiro lugar. Afinal, seu uso é constante no transporte de cargas pesadas e tem um material altamente inquebrável. Assim, com excelente durabilidade, ele não é suscetível à ferrugem nem causa acidentes decorrentes da soltura.
4. Papelão
Assim como os pallets de metal se destinam ao transporte de cargas pesadas, o tipo que melhor ajuda no transporte de materiais leves é o de papelão. Também conhecido por ecopallet, é uma alternativa que dispõe de resistência à umidade e pesa cerca de 4,5kg. Além disso, é bastante presente no transporte aéreo.
Neste conteúdo, você conheceu os diferentes tipos de pallets e de que maneira cada um deles se diferencia no que se refere ao seu uso. Portanto, tenha atenção a tais detalhes em busca de otimizar o trabalho nos galpões e demais espaços de armazenagem.
A propósito, quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não esqueça de assinar nossa newsletter e receber conteúdos inéditos.