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Por Equipe Colson Group

Como mensurar as vendas no depósito de construção?

O controle de estoque é algo bastante preciso e exige muito equilíbrio dos responsáveis por essa atividade. Não se pode deixar faltar itens nem comprar em excesso, para não gerar perdas de matéria-prima. Por isso, a mensuração dos números do negócio é importante para o aumento das vendas no depósito de construção.

Essa é uma forma de saber se os objetivos da loja estão sendo atendidos, o desempenho das vendas e como adequar as operações para aumentar o lucro. A tecnologia é muito benéfica nesse quesito, pois possibilita o uso de sistema de gestão para automatizar e simplificar processos. Logo, é interessante contar com a inovação e seguir algumas boas práticas.

Se você está com dúvida sobre o assunto, continue conosco. Veremos a importância das métricas para as vendas no depósito de loja de construção e como pode ser feita a mensuração com a ajuda de um ERP.

A importância de conhecer os números do negócio

Quando se fala de vendas no depósito de construção, o controle dos números é importante principalmente na questão das contas a pagar e a receber. Outro ponto envolve os investimentos internos e externos, que melhoram a performance dos serviços.

Como bem sabemos, existem diversas ferramentas tecnológicas que facilitam essa mensuração de resultados. Diante disso, é interessante que o gestor tenha conhecimento sobre elas e escolha alternativas que trazem mais produtividade para o seu negócio.

Assim, é possível saber com exatidão questões relacionadas à sua lucratividade e enxergar oportunidades de negócios que favoreçam o ticket médio. Isso também influencia o desenvolvimento de um diferencial competitivo que fortaleça sua imagem no segmento.

O impacto das métricas nas vendas futuras

A saúde financeira é muito importante para a sobrevivência de um negócio. Como mencionado anteriormente, a tecnologia possibilitou a construção de um ambiente focado na inovação e na produtividade.

Portanto, é essencial para uma empresa saber trabalhar com as ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade. Após a transformação digital e adequação das empresas à LGPD, a administração de dados se tornou um fator fundamental na gestão.

As empresas passaram a tomar decisões mais assertivas com base em dados reais e não mais no achismo. As métricas têm um papel imprescindível na evolução de uma marca, pois mostra como está a realidade daquele empreendimento e quais passos deve tomar conforme o orçamento e os recursos que a equipe tem disponível.

Além disso, acompanhar as métricas é uma ótima forma de fazer uma previsão de vendas e preparar a loja em períodos de sazonalidade. Esses números também impactam de maneira positiva o planejamento de compras. Desse modo, é possível ter sempre produtos e serviços disponíveis para satisfazer os clientes.

As métricas importantes para mensurar

De maneira geral, essa mensuração constante dos números é muito importante para ter boas estratégias e manter sua competitividade diante da concorrência. As vendas no depósito de construção precisam de uma otimização para a empresa atingir metas de curto, médio e longo prazos. 

A internet possibilita a abertura de várias oportunidades de negócios. Entretanto, é necessário conhecer a sua realidade financeira para saber quais estratégias podem trazer um maior retorno. Veja, abaixo, algumas das métricas que não podem ficar de fora do seu planejamento estratégico.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Sem dúvidas, essa é uma das métricas que mais ajudam empresas a tomarem decisões estratégicas. Diante disso, valorize o retorno sobre o investimento (ROI), entendendo se as estratégias usadas estão dando lucro.

Para calcular essa métrica, basta subtrair a receita pelo custo do investimento. Após obter o valor, divida mais uma vez pelo custo do investimento. Se a curto prazo você obter um retorno alto, é algo bastante atrativo. Entretanto, se ele for maior do que 1 ou igual, já é sinal de que você está diante de um bom ROI.

Taxa de conversão

A taxa de conversão também é uma métrica muito importante para as vendas no depósito de construção, analisando o número de vendas em determinado período. Também é possível fazer testes A/B para ver quais campanhas estão dando mais retorno.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Por meio dele, você contabiliza a média de investimentos para conquistar novos clientes e tem uma maior possibilidade de aumentar as vendas no depósito de construção. Basta dividir o custo total para aquisição de clientes pelo total de novos consumidores.

Ticket médio

Neste caso, trata-se do valor médio gasto por seus clientes, considerando suas preferências e quantidades. Com esses dados, você pode otimizar o resultado das suas campanhas e deixá-las mais atrativas.

Taxa de satisfação do cliente

Por meio dela é possível tomar decisões assertivas com base em informações reais do seu público-alvo. Dessa forma, sua marca valoriza constantemente as boas experiências dos consumidores com a sua marca.

Mix de produtos

Quando se trata do aumento de vendas no depósito de construção, o mix de produtos é uma métrica fundamental. Para calculá-la, basta multiplicar o percentual das vendas médias de sua mercadoria pela quantidade total encontrada no estoque.

Média de itens por venda

É a quantidade média de itens de cada venda, sendo obtida pela divisão entre o total de itens vendidos e o número de vendas em um período. Essa métrica contribui para entender o giro de estoque e de produtos.

Percentual de descontos

O percentual de descontos é outro fator importante de analisar nas estratégias de marketing e vendas. Se é uma prática costumeira, ela pode gerar prejuízos ou não trazer o lucro devido. Então é bom acompanhar, pois essa tática deve ser utilizada a partir de um bom planejamento ou para queima de estoque, por exemplo.

O conceito de ERP

Como falamos, a tecnologia é uma grande parceira para automatizar e facilitar processos, permitindo a mensuração de resultados. Portanto, invista em um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).

Neste caso, o software ajuda a escalar seu negócio e integrar todas as áreas da empresa. Assim, sistemas são integrados e é possível ter uma maior sincronia de informações e dados de cliente e de vendas. Com um ERP, você conta com gestão de estoque e financeira, controle de fluxo de caixa e ordens de serviço. Além disso, é possível emitir notas fiscais e fazer cadastro de fornecedores e clientes.

Como você reparou ao longo deste artigo, não podemos deixar de lado os recursos tecnológicos. Caso contrário, há uma grande perda de oportunidades de negócios, prejudicando a boa avaliação dos resultados de vendas no depósito de construção. Portanto, considere tais questões no seu gerenciamento.

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