Muitas empresas se preocupam em relação às queixas na entrega de mercadorias. Nesse cenário, a armazenagem logística tem um papel fundamental. Em geral, os dois pontos de maior preocupação são:
- qualidade nas entregas;
- excelência no atendimento ao cliente.
Esses aspectos são fatores que ajudam na retenção. Diante disso, é importante valorizar a armazenagem logística. Ao longo dos anos, esse setor ganhou um destaque maior na rotina dos gestores.
Com o apoio da tecnologia, atividades recorrentes da área receberam uma otimização e o departamento passou a ter um desempenho melhor. Então, isso motivou os colaboradores das equipes e fez deles profissionais mais produtivos no dia a dia.
No entanto, como é possível aplicar melhorias nessa área para garantir a satisfação da clientela? Veja essa e outras informações nos tópicos abaixo. Boa leitura!
A importância da armazenagem logística nas empresas
A armazenagem logística promove o controle das mercadorias com base em fatores que garantem a sua conservação. Esses aspectos, então, inibem possibilidades de maus funcionamentos.
Por isso, é necessário que os responsáveis aproveitem ao máximo o espaço em questão, além de identificar riscos que podem gerar danos tanto aos materiais que se armazenam no local quanto aos profissionais que trabalham ali. Ou seja, preservar a higiene ocupacional, a saúde mental e física de todas as partes.
Além disso, diante da transformação digital é preciso monitorar o controle de processos internos, manter uma segurança a respeito dos dados que provêm desse setor e tomar decisões inteligentes com base neles. Assim, a empresa ganha maior credibilidade no mercado e a marca obtém a confiança do público que deseja atingir.
Os principais benefícios desse investimento
Como mencionamos, a armazenagem logística permite que a empresa promova um ótimo aproveitamento de espaço. Além disso, é possível escolher um tipo de armazenagem que se adéqua corretamente ao produto comercializado.
Também há a otimização de mão de obra e a melhor utilização de recursos, tanto do maquinário quanto do fator humano com o apoio da tecnologia. Afinal, os sistemas integrados ajudam na gestão de diferentes tarefas nas empresas.
Isso não ocorre só na parte operacional, pois os departamentos de RH, marketing e vendas também se beneficiam da organização que o software propõe nas tarefas cotidianas. Assim, esse investimento promove uma redução de custos, menos retrabalhos e a criação de um ambiente cheio de produtividade e inovação.
Ao passo que o controle de estoque precisa se renovar constantemente a fim de se adaptar a evolução da empresa, haverá:
- um processo de armazenamento mais seguro;
- um atendimento mais ágil;
- análises constantes para otimizar os processos.
As principais etapas da armazenagem logística
No início, temos o recebimento de produtos — essa é a etapa em que descarregam as mercadorias nas docas. Em seguida, é necessária a conferência dos itens para validar as seguintes informações:
- lote;
- validade;
- fabricação;
- número de série.
Na segunda etapa, ocorre a estocagem em si nos locais específicos, ocorrendo a inclusão na parte do saldo de estoque. Adiante temos o Picking, processo de separação de pedidos com identificação do envio ao destino final. Também acontece o Packing, em busca de uma embalagem que mantém a integridade do conteúdo de maneira segura.
Por fim, a armazenagem logística chega à etapa final, chamada expedição. Em outras palavras, é toda preparação burocrática que certifica que a entrega será feita ao endereço correto e nas condições que empresa e consumidor acordaram.
Neste conteúdo, você aprendeu qual é a importância da armazenagem logística e o quanto ela melhora o desenvolvimento da sua empresa. Portanto, foque na implementação desse processo e conte com o auxílio da tecnologia para evoluir cada vez mais.
Quer outras dicas como esta? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de informações periódicas que vão melhorar sua gestão.