A decoração da loja de material de construção influencia a possibilidade de venda dos produtos. Atualmente, é comum valorizar os meios digitais para obter bons resultados e com um ótimo custo-benefício. Entretanto, tão importante quanto, é necessário ter ações para tornar o ponto de venda ainda mais atrativo. Ao passo que cada detalhe faz a diferença na hora de o consumidor realizar suas compras.
Sob esse ponto de vista, qual são as melhores maneiras de chamar a atenção do seu público-alvo? Como a decoração pode influenciar a decisão de compra? Essa e outras respostas você obterá por meio das informações presentes neste conteúdo. Portanto, continue a leitura e confira!
De que forma a decoração da loja possibilita o aumento de vendas?
O marketing sensorial é um dos responsáveis por contribuir com a experiência do cliente no ambiente da loja. Aspectos como clima do local, cores usadas e espaços decorados ajudam a criar uma identificação maior e sensação de acolhimento e conforto. É necessário entender que a volta do consumidor ao local dependerá do quão agradável e seguro aquele lugar demonstra ser.
Isso é possível porque ambientes devidamente planejados costumam ser mais atrativos e podem induzir ao consumo pelo apelo visual e sensorial. Setores de produtos que têm relação entre si facilitam a compra, as cores e o clima do ambiente trazem mais conforto e a simulação de ambientes domésticos fazem o cliente imaginar a decoração da sua casa.
Qual o conceito de visual merchandising?
Além da prática do cross merchandising, a decoração da loja de material de construção pode investir no conceito de visual merchandising. Trata-se de uma tática bastante eficaz, que ao mesmo tempo que usa um apelo visual, visa provocar sensações no cliente que está naquele lugar, através de iluminação, cores, plantas baixas, displays, tecnologia, entre outros elementos.
Desse modo, é possível formular sua identidade, melhorar o reconhecimento da marca e proporcionar um aumento nas vendas. Ou seja, é uma ótima maneira de tornar a loja lucrativa e garantir a satisfação do público.
Quais técnicas podem ser usadas para aumentar as vendas?
Primeiramente, é essencial construir uma boa identidade visual do negócio. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas na decoração da loja de material de construção. Confira abaixo algumas técnicas.
Vitrine bonita e chamativa
Neste caso, pense no desenvolvimento de uma vitrine bonita e chamativa, sem muitos elementos, mas com itens que se complementam e simulam um espaço. Além disso, procure planejar uma iluminação adequada que traga uma riqueza de detalhes em todos os setores.
A beleza também fica por conta da organização de peças e materiais de construção. Logo, é interessante não ficar no lugar-comum e trabalhar com temas, na intenção de trabalhar um jogo de cores e algumas referências que agucem a atenção do consumidor.
Setorização de produtos
A princípio, é importante focar na setorização de produtos, aumentando a organização da loja. Assim, é possível facilitar a rotina de compras do consumidor e fazer com que ele tenha uma boa experiência com o seu ponto de venda.
Simulação de ambientes domésticos
Procure simular ambientes domésticos em espaços estratégicos da loja. Alguns exemplos são: áreas externas, cozinhas planejadas, sala de estar ou jantar. Desse modo, é possível facilitar a visualização de produtos, como tintas e pisos, na casa do cliente e permitir que ele não tenha dúvidas de que fará um bom negócio.
Neste conteúdo você conheceu algumas boas práticas para criar uma decoração da loja de material de construção, de forma que o ambiente ajude nas vendas. Portanto, considere as dicas e aumente a lucratividade do seu negócio.
Continue conosco e veja como medir o retorno das vendas de material de construção ao tornar sua loja lucrativa.