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Por Equipe Colson Group

Entenda a importância da otimização de processos para lojas de material de construção

A tecnologia é de grande colaboração para reduzir tarefas manuais e automatizar atividades corriqueiras. Dito isso, é necessário que aconteça com frequência uma otimização de processos na intenção de valorizar a melhoria contínua.

Independentemente do segmento, é importante desenvolver um diferencial competitivo com foco na experiência do cliente, visto que essa medida permite o aumento de vendas e melhora a credibilidade do negócio. Por isso, é interessante focar em boas práticas e incentivar a otimização de processos na loja de material de construção.

Continue conosco para entender a importância e quais passos seguir em busca dessa finalidade. Boa leitura!

O que é a gestão de processos?

A logística 4.0 já é uma realidade em muitas empresas de material de construção. Por meio dela o gestor garante uma melhor integração entre tecnologia e colaboradores. Assim, há melhores entregas e otimização no tempo de realização das atividades.

Entretanto, alguns ambientes podem trazer determinados gargalos que impedem a empresa de oferecer uma performance qualificada, principalmente quando envolve linha de produção e controle de estoque. Dito isso, é interessante gerenciar processos na intenção de identificar erros, retrabalhos e demais desperdícios de tempo e recursos.

Logo, podemos definir que a gestão de processos é um conjunto de práticas que visa o aperfeiçoamento constante de tudo que se relaciona com os fluxos do negócio. Seja no mercado B2B, seja no B2C, é fundamental trazer uma maior flexibilidade e tornar essas etapas cada vez mais descomplicadas, em busca de oferecer boas experiências ao público.

Qual a importância da otimização de processos?

A princípio, as mudanças no comportamento do consumidor sempre ocorrem conforme os avanços tecnológicos. Devido à agilidade e produtividade das máquinas, os clientes já se acostumaram em contar com serviços cada vez mais personalizados e que valorizam a boa experiência entre eles e as marcas.

Dessa forma, é imprescindível se adequar a essa realidade, que demanda urgência e excelência no atendimento e na entrega de produtos. Caso contrário, o consumidor poderá procurar na concorrência o que ele não achou na sua loja de material de construção.

Aliado a isso, há também a valorização da sua equipe. Afinal, não podemos falar de melhorias sem mencionar fatores que trazem melhores condições de trabalho aos colaboradores, principalmente quando foca na ergonomia.

Isso porque atividades repetitivas podem ser padronizadas, otimizando tempo e permitindo que a equipe se dedique mais ao atendimento ao cliente e conhecimento sobre os produtos ofertados. Portanto, a otimização de processos contempla tanto o público interno quanto o externo. 

Nesse contexto, vamos reforçar abaixo algumas questões que fortalecem a importância do investimento em otimização de processos.

Fluxo de trabalho mais eficiente

A tecnologia tem um papel fundamental atualmente, sendo possível solucionar em poucos minutos tarefas que antes eram cumpridas em horas. Diante disso, o investimento na otimização de processos é bastante benéfico para o diferencial competitivo da sua loja e permanência de parcerias duradouras.

Afinal, seja no mercado B2B ou B2C, todos se surpreendem quando uma empresa conta com uma boa logística e apresenta agilidade nas entregas. Portanto, quando o fluxo de trabalho é mais eficiente, os clientes ficam ainda mais satisfeitos, e esse é o sinal de que eles sempre vão optar pelo seu negócio quando quiserem suprir uma necessidade do segmento.

Redução de custos

De maneira geral, os retrabalhos e erros no processo geram desperdícios de tempo e dinheiro. Se você adotar o scrum ou outra metodologia ágil, verá que existem variadas formas de desperdício nos fluxos de trabalho.

Mas é possível executar as atividades em menos tempo, com recursos essenciais e sem a necessidade de pressa. Automatizar processos na loja de material de construção evita a necessidade de contratar mais mão de obra especializada para aumentar a produtividade.

Relatórios gerenciais

Com a intenção de melhorar a gestão do tempo, é possível ter acesso a relatórios de desempenho que trazem indicativos da sua melhoria na otimização de processos. De antemão, a empresa precisa se acostumar a tomar decisões com base em dados reais.

Além disso, conte com relatórios de entrada e saídas do caixa, quantidade de produtos no estoque, questões fiscais e financeiras, entre outros registros.

Redução de desperdícios e prejuízos

Além da redução de desperdícios, que já pontuamos anteriormente, essa otimização de processo permite que a equipe valorize uma melhoria contínua. Assim, sempre ficará atenta a recursos que melhoram a gestão e possibilitam o crescimento do negócio, evitando prejuízo.

Com um bom sistema de gestão, por exemplo, também é possível reduzir erros no cadastro de clientes, furos no estoque, desperdício de mercadorias e falhas fiscais.

Quais os principais passos para otimização de processos na loja de materiais de construção?

A princípio, a loja de material de construção pode encarar muitos desafios com a otimização de processos. Afinal, é um investimento que afeta a cultura e o clima organizacional.

Entretanto, tudo fica mais fácil quando a equipe passa a seguir as etapas corretas para que essa implantação seja feita com tranquilidade e otimização de resultados. Por isso, siga as dicas que dispomos abaixo.

Mapear o fluxo de trabalho

Primeiramente, é necessário contar com um bom planejamento. Por meio dele é possível definir pontos fundamentais para preservar a qualidade em todas as etapas do processo logístico, desde a escolha dos fornecedores até o pós-venda. Em seguida, foque no acompanhamento e na melhoria, estabelecendo padrões.

Em outras palavras, o ideal é que aconteça um mapeamento de processos do jeito que ele é executado hoje. Assim, é possível identificar os retrabalhos, enxergar pontos de melhorias e estabelecer um novo fluxo, mais prático e com um tempo otimizado.

Apostar em treinamentos internos

Existem diversas ferramentas que trazem mais produtividade e organização na rotina das lojas, como softwares de gestão e atendimento ao cliente. No entanto, vale lembrar que é necessário investir em treinamentos e qualificação profissional para engajar os colaboradores a melhorar seu conhecimento. 

Por meio desses recursos, as equipes podem conhecer novas ferramentas tecnológicas e reforçar sua produtividade. Assim, elas vão ter mais foco na melhoria contínua da loja, contribuindo para a construção de um ambiente inovador e produtivo.

Controlar bem o estoque

Por último, foque em uma documentação da estratégia e use esses dados com sabedoria nos momentos de tomada de decisão. Essa organização é muito importante principalmente no controle do estoque, que precisa de um acompanhamento em tempo real.

Ao escolher um bom software de ERP é possível melhorar as atividades desse e de outros departamentos, como financeiro, administrativo, vendas e caixa. Dessa forma, é possível prever demandas e fazer um planejamento de compras correto.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e qual a importância da otimização de processos na sua loja de material de construção. Portanto, considere o que falamos anteriormente e garanta a satisfação do cliente pelo seu ponto de venda.

Gostou do nosso artigo? Então continue conosco e veja como melhorar a gestão de empresa familiar e os principais desafios.

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