Existem dados sobre as vendas e a gestão do negócio que devem ser sempre considerados pelo dono da loja de materiais de construção, entre eles o ticket médio. A saber, essa é uma forma de enxergar e aproveitar oportunidades de negócios, visando criar um planejamento estratégico para atingir uma maior lucratividade.
A princípio, uma loja de material de construção costuma contar com uma determinada demanda em certas épocas do ano. Normalmente, é na sazonalidade que as chances de faturar crescem cada vez mais. Porém, é interessante saber a melhor maneira de agir durante toda a oportunidade de venda, favorecendo o que há de melhor no seu estabelecimento.
Dito isso, de que maneira os donos da loja de materiais de construção devem trabalhar para aumentar o ticket médio e como tomar decisões inteligentes com base nele? Para saber as respostas, continue conosco e tire suas dúvidas!
O que é ticket médio?
É o valor médio que o setor de vendas consegue alcançar em um período específico. De certa forma, esse número impacta o planejamento financeiro da empresa. Entretanto, precisa nortear o time em busca de estratégias que aumentem esse indicador.
De maneira geral, essa métrica é importante para o desenvolvimento do seu negócio. Para isso, uma loja de construção precisa mostrar seu potencial por meio de ações estratégicas dentro e fora do estabelecimento. É possível, por exemplo, usar a internet e a tecnologia para atrair e fidelizar seu público.
Quais as melhores estratégias para aumentar o ticket médio?
A busca por um diferencial competitivo é uma meta presente em vários tipos de mercado. Inegavelmente, muitas empresas já se dão conta dessa importância, mas ainda cometem erros que deveriam ser evitados. Por exemplo, usar a mesma estratégia de um concorrente a fim de atingir o resultado que ele conquistou.
Portanto, é interessante focar em informações concretas sobre os seus consumidores, adotando uma cultura data driven, ou seja, baseada em dados. Assim, ela ajuda a tomar decisões assertivas e favorecer o negócio em sua totalidade. Veja a seguir algumas estratégias que podem ser associadas para aumentar o ticket médio.
Estoque em dia
Atualmente, existem determinados softwares para loja de material de construção que podem reunir várias atividades em uma única plataforma. Desde o controle financeiro e de estoque até a exibição de métricas como o ticket médio. Com a realização de um inventário e um sistema de gestão, é possível atender às necessidades e demandas do cliente.
Relacionamento com o cliente
Sem dúvidas, essa é uma ótima forma de aumentar seu ticket médio. Ao passo que é por meio do cuidado no relacionamento com seu público que loja reforça a confiança dele pela sua marca. Diante disso, permita-se investir em um CRM para personalizar esse contato e aumentar sua credibilidade.
Equipe de vendas treinada
Antes de tudo, é essencial que os vendedores conheçam técnicas e boas práticas que levem ao aumento do ticket médio. Para isso, invista em treinamentos e cursos de atualização, garantindo um crescimento efetivo e alinhado com os valores da sua loja.
Bom mix de produtos
A princípio, a melhoria do ticket médio acontece quando se explora o potencial de cada item que a sua loja dispõe. Logo, é fundamental definir um mix de produtos diverso e estratégico, além de impedir mercadorias paradas no estoque há mais tempo.
Por último, não se esqueça de investir em técnicas como o cross selling (combinação de produtos) no ponto de vendas e no site, assim como apostar no bom layout da loja. Ao passo que também são ótimas formas de transmitir confiança, favorecer as venda e elevar seu ticket médio.
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