A manutenção de um estoque eficiente é parte do processo para manter a rentabilidade do negócio. Independentemente se a empresa for de pequeno, médio ou grande porte, ela deve saber como fazer inventário de estoque, sobretudo quando se trata de uma loja de materiais de construção.
E como existem determinadas épocas que se mostram mais favoráveis ao crescimento das vendas, com a elaboração desse documento é possível melhorar seu mix de produtos e implantar estratégias que ajudam a aumentar o ticket médio. No entanto, se não houver um bom controle nesse setor, a sua lucratividade se prejudicará.
Em busca de evitar esse cenário, conheça agora as boas práticas para realizar o inventário de estoque corretamente.
A importância de uma manutenção de estoque eficiente
Primeiramente, vale lembrar da importância de valorizar a experiência do consumidor com a sua marca. Seja no ponto de venda, sena na loja virtual, é necessário zelar pela satisfação do cliente. Dessa forma, é fundamental que a equipe saiba como fazer inventário de estoque.
Afinal, por meio dele é possível identificar produtos com pouco giro e aqueles que dispõem de uma maior rentabilidade em períodos sazonais, por exemplo. Com isso, os responsáveis podem armazenar uma quantidade mínima, repor em tempo hábil e impedir que ocorra a ausência de itens.
Tudo isso em busca de manter sua saúde financeira e não frustrar o cliente no momento da compra. Ao passo que essas faltas levam o consumidor a procurar pela concorrência e, consequentemente, você perderá oportunidades de negócio. Logo, é dica é contar com a tecnologia e tornar todo esse processo o mais organizado e prático possível.
As principais dicas para a execução de um inventário
Primeiramente, é importante contar com um bom software que automatize o controle de estoque. Ele também pode ajudar a reduzir certos trabalhos manuais e tornar mais produtivo o ambiente de trabalho.
Afinal, a transformação digital já é uma realidade, e todos devem usá-la a favor do aumento das vendas e melhoria contínua. Dito isso, conheceremos abaixo dicas de como fazer inventário de estoque.
Categorize os produtos
Ao agrupar os produtos em categorias, a equipe torna o ambiente mais produtivo e se alinha aos princípios da logística 4.0. Além disso, um sistema integrado de gestão é bastante útil na realização dessa atividade. Ainda assim, ajuda na adoção de um programa de diminuição de perdas e desperdícios no setor.
Defina o melhor momento para fazer o inventário
Sem dúvidas, a organização é uma das grandes características das empresas que desejam crescer e melhorar o diferencial competitivo. Normalmente, é interessante realizar o inventário antes ou no final do horário de expediente.
Escolha o horário para a execução
Aliada à recomendação do tópico anterior, o agendamento da tarefa permite que a execução seja feita com total foco e atenção aos detalhes. Assim, é possível até conferir a duração do inventário e tentar melhorá-lo com o apoio das tecnologias adequadas.
Neste conteúdo, você aprendeu como fazer inventário de estoque na sua loja de material de construção. Portanto, use essas informações a seu favor e permita o desenvolvimento do diferencial competitivo da sua empresa.
Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter e receber conteúdos inéditos para agregar valor à sua gestão.