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Por Equipe Colson Group

Cross merchandising: como usar essa técnica para vender mais?

Para montar estratégias de marketing e vendas, é importante estudar o comportamento e as características do cliente. Assim, é possível focar em ações que realmente tragam o resultado desejado. O cross merchandising é um ótimo exemplo disso. 

Estamos nos referindo à forma que a sua marca se apresenta online e a maneira como os serviços e produtos ficam à mostra no ponto de venda. A intenção é facilitar a visualização daquilo que o cliente precisa e suprir determinadas demandas pontuais de vendas.

Já ouviu anteriormente sobre este assunto? Chegou a hora de explorar mais o tema e ver o quanto o cross merchandising ajuda sua empresa a crescer. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O conceito de cross merchandising

Desde a chegada da transformação digital, as empresas se viram na obrigação de ficar atentas às principais tendências e evoluções do mercado. Afinal, a logística 4.0 já é uma realidade em diversos setores. Ao passo que não podemos ignorar o grande valor que a tecnologia dispõe.

A cultura baseada em dados é muito importante para filtrar informações importantes e saber a melhor maneira de trabalhar com o público. Seja na intenção de modificar o clima organizacional, seja para gerar impacto nas vendas do estabelecimento. Aliado a isso, temos o conceito de cross merchandising.

Nada mais é do que colocar de maneira próxima determinados produtos que não são iguais, mas se complementam e são úteis no dia a dia dos clientes. Dessa forma, é imprescindível que a empresa saiba exatamente o que faz, pois qualquer erro simboliza desperdício de tempo e dinheiro.

O cross merchandising na loja de materiais de construção

Como bem sabemos, as estratégias de marketing são essenciais para melhorar as vendas no negócio. Também buscam aumentar seu posicionamento e garantir uma boa reputação online. Aliado a isso, podemos incluir a aplicação de técnicas no ponto de venda para estimular a compra. 

Com o cross merchandising, é possível aumentar o lucro da loja de materiais de construção e ter uma oferta de produtos mais atrativos em períodos comemorativos ou de sazonalidade. De maneira online ou no ponto de venda, a ideia é focar em ações que despertem o desejo de compra do consumidor e o faça lembrar de determinados itens que ele precisará para concluir algum serviço.

Imagine, por exemplo, que o consumidor deseja pintar a casa para o fim de ano. Na seção de tintas, ele também deverá encontrar com facilidade materiais como lixas de parede, pincéis e rolos.

As oportunidades de trabalhar essa técnica de venda

É necessário entender qual é o objetivo final dos consumidores. Assim, fica mais fácil realizar a combinação dos produtos. A equipe de marketing deverá construir relações entre os itens da loja e ver quais realmente provocaram a ação deseja. Contudo, a venda casada é uma má prática que deve ser evitada, pois não é permitida. Em vez disso, incremente a venda com sugestões de produtos que podem ser úteis naquele momento.

Além disso, é uma ótima oportunidade de criar vitrines magnéticas, uma vez que a estratégia de montar estações de venda especiais são bastante pertinentes. Stands com ambientes montados de cozinha, banheiro, sala ou área de lazer facilitam a vida daqueles que dispõem de pouco tempo para adquirir a mercadoria desejada. Também traz um aspecto visual do espaço já pronto, despertando o interesse.

Por fim, é fundamental usar a tecnologia ao seu favor através de sistemas de gestão. Inclusive, saber quais são os produtos mais vendidos e secundários ajuda no sucesso do seu cross merchandising, o que é possível com a ajuda de uma base de cadastro dos clientes. Aliado a isso, não se esqueça de contar com um parceiro para melhorar suas estratégias de marketing.

A Colson é o maior nome na produção de rodas e rodízios e conta com catálogos e materiais para divulgação de vendas. Nós queremos ajudar você a aumentar o seu número de vendas e a ascensão da sua imagem no mercado. Por isso, siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

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