Os avanços tecnológicos permitem evoluir processos internos da linha de produção, melhorando o desempenho da empresa e a otimização de espaços. De certo modo, quem não se adaptar às inovações, perde grande oportunidades de crescimento, como a implementação da paletização robótica.
Quem é do setor industrial sabe o quanto é importante manter a organização e a produtividade no local de trabalho. Assim, é necessário visar ações que conservem o bom desempenho da linha de produção e que também tragam boas condições de trabalho aos colaboradores.
Pensando nisso, veremos um pouco mais sobre essa estratégia que trará vantagens a longo prazo para a sua empresa.
O que é a paletização robótica?
A paletização robótica é uma otimização dos processos internos com auxílio de robôs que se adéquam ao ritmo da sua linha de produção. O intuito é que máquinas e seres humanos façam uma boa integração e, consequentemente, elevem o grau de qualidade na prestação de serviços.
Com foco nos princípios da Indústria 5.0, muitos setores industriais já contam com diferentes tecnologias no processo produtivo. Por exemplo, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e o uso de softwares de computação em nuvem. Assim, recursos como a automação industrial ficaram ainda mais fáceis de serem incorporados no chão de fábrica.
Qual a diferença entre paletização robótica e convencional?
Em comparação à paletização robótica, o modo convencional não é muito interessante aos que desejam que a linha de produção tenha mais agilidade. Afinal, ele trabalha com um único palete por vez e precisa de componentes bastante característicos, como viradores de caixa, elevadores e mesas formadoras de camadas.
Enquanto isso, o robô pode operar ao longo de até 6 eixos. Assim, é possível produzir em uma escala maior e reduzir determinados trabalhos manuais, que estão sujeitos às falhas humanas ou acidentes.
Quais as principais vantagens da paletização robótica?
Uma das grandes vantagens é a redução dos riscos de falhas em comparação à paletização convencional. Entretanto, é muito importante identificar alguns problemas de confiabilidade. Dessa forma, é possível preservar a vida útil do equipamento e fazer manutenções preventivas.
Outro ponto fundamental é a economia de custos e a versatilidade que esse processo dispõe. Ao passo que a paletização robótica se adéqua a diferentes tipos de indústrias e opera conforme o ritmo que a empresa deseja. Consequentemente, possibilita criar um ambiente com foco na produtividade e inovação.
O que é necessário para a implantação desse processo?
Primeiramente, é necessário focar na presença do dispensador de paletes, conforme a demanda que você deseja atingir naquele dia. Já em relação ao Slip Sheet, existe uma opção com material 100% reciclável. Por último, veja alguns passos para aplicar a paletização na indústria:
- analise o processo de paletização atual;
- discuta a aplicação com os integradores;
- avalie as propostas.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é a paletização robótica e qual a importância dela no setor industrial. Por isso, use-a a seu favor e melhore os resultados de fábrica.
Quer ter acesso a outras dicas para melhorar o seu desempenho industrial? Então aproveite para cadastrar seu e-mail em nossa newsletter e receber conteúdos inéditos.